O presidente da CDL Flores da Cunha e diretor de comunicação da Federação Varejista, Jásser Panizzon, foi o mediador dos painéis do 1º Fórum Estadual do Comércio, sediado em Porto Alegre, na segunda-feira (12/8). A programação, idealizada pela Federação Varejista do RS, trouxe à tona as pautas que estão sendo articuladas para desenvolver a reconstrução do Estado após a tragédia climática.“Tivemos um desastre de proporção inimaginável, mas precisamos reconduzir o Estado para o desenvolvimento novamente. E estar aqui é ter contato mais próximo com o poder público, apresentar as pautas e as demandas dos nossos associados e mostrar a representatividade que o comércio varejista tem”, pontua Jásser.
Durante o dia, foram realizados quatro painéis para debater as políticas públicas de apoio à reconstrução, a carga tributária e a competitividade e fomento das micros e pequenas empresas. Com a presença de deputados federais, estaduais, além professore e economistas e do governador Eduardo Leite, o Fórum apresentou as dimensões da tragédia estadual mostrando os números sobre a queda de arrecadação de ICMS na parcela de junho em 40,9% e a estimativa de quase 110 mil famílias que ainda não receberam o auxílio reconstrução, dinheiro este que ajudaria o varejo e a economia.
De acordo com presidente da Federação Varejista RS, Ivonei Pioner, o Fórum do Comércio apresentou muitos pontos convergentes e dados seguros para encaminhamentos a serem tomados. “Vamos organizar estas ideias e finalizar um documento seguindo com a pressão para que as ações de reconstrução aconteçam de fato”, pontuou.
No mesmo dia, aconteceu o Terceiro Jantar de Lideranças da Federação. O diretor executivo da CDL Flores da Cunha, Josué Valandro, prestigiou o evento no Salão Leopoldina Juvenil.