Para CDL Flores da Cunha, entre desafios e oportunidades, feriados impulsionam planejamento e inovação no varejo
O calendário de 2026 traz um desafio adicional para o comércio: dos dez feriados nacionais, nove caem em dias úteis e sete deles podem se transformar em feriados prolongados. Para o varejo, isso representa menos dias de portas abertas e um possível esvaziamento das cidades – revezes que podem ser contornados com planejamento e estratégia.
Na avaliação do presidente da CDL Flores da Cunha, Jásser Panizzon, os feriadões costumam afetar negativamente o desempenho do comércio tradicional, mas também podem se transformar em oportunidades quando há planejamento. “Os feriados prolongados reduzem o número de dias de venda e alteram o fluxo normal da cidade e os hábitos do consumidor, o que pode ser uma oportunidade para o lojista criar novos formatos e situações de consumo”, destaca.
Panizzon ressalta que o ano de 2025 foi marcado por um processo de recuperação gradual do comércio, após um cenário adverso enfrentado pelo estado em 2024. Apesar de resultados moderadamente positivos em diversos segmentos, o setor ainda conviveu com desafios como o aumento da inadimplência, o comprometimento da renda do consumidor e a perda do poder de compra. “Foi um período que exigiu atenção redobrada dos lojistas e uma atuação intensa da CDL no fortalecimento do associativismo e na defesa do comércio local”, afirma.
Para 2026, o presidente projeta um cenário desafiador, influenciado por fatores macroeconômicos, como inflação elevada, juros altos e incertezas relacionadas ao ambiente político e às eleições. “Esse contexto impacta diretamente a confiança do consumidor e exige dos empresários criatividade e estratégias para facilitar as compras e estimular o consumo”, observa. Nesse sentido, a combinação de feriados prolongados com eventos, atrativos gastronômicos, culturais e o enoturismo pode impulsionar negócios. “Cabe ao comércio estar preparado para aproveitar essas datas, ajustando horários, investindo em divulgação e criando ações específicas”, pontua Panizzon.
Além dos feriados, outros fatores devem influenciar o comportamento do consumidor em 2026, como a realização da Copa do Mundo, que tradicionalmente altera rotinas e hábitos de compra. Diante desse cenário, o presidente da CDL reforça a importância do planejamento. “O ano exigirá ainda mais resiliência, organização e capacidade de inovação. Quem conseguir se antecipar às datas e entender o novo comportamento do consumidor terá vantagem competitiva”, conclui.
Planejamento e estratégia
O posicionamento do varejo em um ano repleto de feriados requer planejamento, conforme recomenda a vice-presidente Ivania Carraro. “Elabore um calendário promocional que destaque as datas dos feriados prolongados, permitindo ajustes nas estratégias de vendas e campanhas de marketing. Outra boa dica pode ser a criação de promoções específicas para feriados, como descontos em produtos típicos da época ou pacotes especiais que incentivem as compras”, destaca.
O lojista que quiser avançar em diferenciação pode organizar, no estabelecimento, eventos ou experiências que atraiam visitantes para criar uma atmosfera de celebração. “Crie espaços na loja onde os clientes possam interagir com os produtos. Ofereça demonstrações, experiências sensoriais ou atividades que envolvam o consumidor”, sugere. Aliado a isso, vale investir no aprimoramento da equipe, treinando-a para identificar oportunidades de venda adicional ou combinadas. “Além do trabalho essencial no ponto de venda físico, é uma boa estratégia aproveitar os canais de comunicação e venda online, eles ajudam a agilizar o atendimento para o cliente e encaminham negócios”, diz.
Regras permanentes no varejo, apresentar novos produtos ou serviços que despertem o interesse dos consumidores e estar atento às tendências de consumo, especialmente aquelas influenciadas por eventos, seguem em alta. “Surpreender o cliente e despertar o desejo, facilitando a compra, serão poderosos instrumentos para concretizar bons resultados em 2026”, antecipa.
Feriados em 2026
1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal
3 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
21 de abril (terça-feira): Tiradentes
1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho
7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira):Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
2 de novembro (segunda-feira): Finados
15 de novembro (domingo): Proclamação da República
20 de novembro (sexta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (sexta-feira): Natal