O ano de 2025 já iniciou e com ele um misto de desafios e oportunidades para o setor do comércio, especialmente em Flores da Cunha. Os últimos anos foram marcados por oscilações econômicas significativas, impactadas por grises globais, instabilidade política e grandes desastres como a pandemia e as enchentes. Em 2025, esse cenário deve continuar impactando no crescimento econômico. Entretanto, as expectativas da CDL Flores da Cunha para o ano que inicia são positivas, visto que o município apresenta uma economia sólida. Conforme dados do Perfil Socioeconômico de Flores da Cunha, o comércio foi o segmento que mais cresceu no Valor Adicionado do município de 2022 para 2023, um aumento de 27,1%, ficando atrás apenas da indústria. O setor também foi o que mais gerou empregos.

 

– Vivemos em uma cidade pujante, com economia sólida e perspectivas de crescimento. Isso traz sempre um otimismo para o setor de comércio e serviços, por mais que o cenário nacional aponte para uma desaceleração do crescimento, que em 2024 ficou na casa dos 5%. Incerteza econômica, aumento da Selic e menor oferta de crédito para famílias endividadas podem diminuir o crescimento em 2025, mas seguimos confiantes, pontua o presidente da CDL, Jásser Panizzon.

 

Entre os principais desafios, destaca-se a necessidade de maior atração e fidelização do consumidor, com um posicionamento e estratégia que integre todos os canais de comunicação e venda. A pandemia acelerou a transformação digital, mas muitos lojistas ainda enfrentam dificuldades para competir em ambientes cada vez mais online. Nesse sentido, a CDL tem incentivado e realizado cursos para que seus associados invistam em capacitações para adaptarem seus negócios ao mercado atual.

 

– É por isso que neste ano, a CDL vai continuar seu investimento nas campanhas de fomento, na atualização e capacitação e nos benefícios aos associados, com um envolvimento comunitário ainda maior. Até junho, a entidade fará uma entrega marcante para a cidade, bem como a volta da CDL Jovem deve trazer mais interação com os nossos associados, afirma o presidente.

 

Apesar dos pontos críticos, que incluem alta carga tributária, burocracia e desaceleração econômica, a CDL mantém uma visão confiante, já que o empreendedor florense é resiliente e criativo, qualidades que o fazem enfrentar os tempos difíceis.

 

Crescimento e desaceleração

Conforme os indicadores da CDL Flores da Cunha, as vendas do Natal 2024 no município apresentaram crescimento para alguns segmentos e desaceleração para outros. Segmentos tradicionais, como vestuários e calçados, não tiveram um bom desempenho na data. Por outro lado, estabelecimentos de gêneros alimentícios, presentes, utilidades domésticas, óticas e setor de veículos relataram acréscimo nas vendas em comparativo com anos anteriores.

Em uma análise global (envolvendo todos os segmentos), o crescimento do setor de comércio e serviços foi de 1,6%, longe da expectativa que estava em torno de 10% no final do ano passado.

– O que percebemos é que itens prioritários no orçamento familiar tiveram um desempenho melhor. As famílias optaram por investir em itens de necessidade, destaca Panizzon.

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe um comentário