Entidade comemora aniversário no dia 6 de outubro e celebra a força associativa para construir um varejo cada vez mais forte

 

Em 1986, nos primórdios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Flores da Cunha, era o caderninho de inadimplentes que balizava a atuação da recém-criada entidade. Em 2025, a realidade é outra: a inteligência artificial ajuda da elaboração de contratos sociais à gestão financeira.

Evoluir, portanto, é a marca da CDL do município, que comemora 39 anos de sua fundação no próximo dia 6 de outubro. Fundada para auxiliar os comerciantes na área de cobrança, a entidade nasceu como Clube de Dirigentes Lojistas pelas mãos de empresários locais preocupados em profissionalizar o segmento na cidade. “Foi o engatinhar do SPC aqui e, de fato, a CDL começou assim. Um grupo de empreendedores que registram inadimplência, trocam informações e fundam, na década de 80, um clube de lojistas para realmente estruturar uma entidade e, além de reunir dados de credores, começar a promover campanhas e a fomentar treinamento e aperfeiçoamento pessoal”, diz o presidente da CDL, Jásser Panizzon.

Se foi da união dos fundadores que ela nasceu, foi dessa mesma maneira que prosperou. Ao receber cada vez mais lojistas para seus quadros, a partir do associativismo estabeleceu o engrandecimento para chegar a seu propósito de representar os interesses da categoria diante dos poderes públicos e da sociedade. “Com a CDL, quem empreende nunca está sozinho. Nós estamos aqui para ajudar em todas as áreas das empresas, fornecendo um suporte ininterrupto”, reforça Panizzon.

Essa sustentação se ampara, por exemplo, nos relacionamentos com governos, aproximando demandas comuns das autoridades. Também, nos serviços prestados, como o SPC e seu vasto rol de soluções para empreender com mais segurança, e nas campanhas de datas comerciais, envolvendo consumidores e o comércio para compartilharem bons negócios. Ainda, em convênios que barateiam serviços e na qualificação facilitada através da presença em palestras, seminários e congressos e, claro, na agenda de treinamentos. A destreza técnica e a atualização frente aos desafios do novo varejo, cada vez mais dinâmico diante das evoluções digitais e das mudanças de comportamento, são hoje uma das frentes mais categóricas de atuação da CDL Flores da Cunha.

Dois dos mais atuais exemplos dessa investida encontram-se nas plataformas CDL Academy, que oferece uma série de cursos e treinamentos para o sucesso da gestão das CDLs, e CDL IA. Essa última é um sistema de inteligência artificial generativa conversacional preparada para atender exclusivamente ao varejo e aos serviços. “Quando você entra na plataforma CDL IA, você pode escolher o chat livre, como aquele que a gente já conhece, ou tem uma série de especialistas virtuais para o que você imaginar dentro da gestão de uma empresa”, explica Panizzon.

Por todas essas razões, estar associado à CDL é contar com um parceiro que potencializa os negócios desde 1986. “Cada presidente e diretoria ao longo desses quase 40 anos foram colocando alguns tijolos, fazendo a entidade crescer e  se consolidar. Parabéns a todos que se doaram voluntariamente para fazer da nossa cidade uma cidade mais desenvolvida e aos nossos associados, que acreditam que a força do associativismo gera resultados para toda uma comunidade”, agradece Panizzon.

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe um comentário