Carreata, nesta quinta-feira (29), integra o movimento nacional do Dia Livre de Impostos, protagonizado no Estado pela CDL Jovem RS
Flores da Cunha, assim como outras 1,5 mil cidades do país, estará mobilizada para chamar a atenção de consumidores a respeito dos efeitos da pesada carga tributária brasileira sobre o consumo de produtos e a competitividade dos negócios. Nesta quinta-feira, dia 29, a Câmara de Dirigentes Lojistas do município, como parte de sua integração ao movimento nacional do Dia Livre de Impostos (DLI), promove uma ação de conscientização a respeito do tema pelas ruas centrais da cidade, com o apoio da CDL Jovem.
A carreata inicia às 17h30, com concentração na Avenida 25 de Julho, em frente ao antigo Posto do Galo, com deslocamento até a frente do Mercado Super Vermelhão, e deve se estender até as 19h. Durante a ação, uma comitiva da entidade informará o público sobre como a incidência de altos impostos não apenas eleva o preço de produtos e serviços, como também corrói a renda do trabalhador. “Como entidade do varejo, estamos diariamente em contato com o público, então também é nosso papel aproveitar isso para conscientizar a todos, consumidores, lojistas e governantes, sobre a importância de lutarmos juntos para conquistar uma tributação mais justa para todos, incentivando o consumo e melhorando o ambiente de negócios”, comenta o presidente da CDL Flores da Cunha, Jásser Panizzon.
De acordo com a presidente da CDL Jovem de Flores da Cunha, Patriele Zanela Slaviero, o movimento também traz outras importantes reflexões à tona. “O Dia Livre de Impostos é um momento importante para pensarmos, também, no retorno que temos, como sociedade, dos altos impostos que pagamos. É um momento para nos perguntarmos se os serviços oferecidos em contrapartida do pagamento dos tributos estão no mesmo patamar dos valores que pagamos. E ainda para explicarmos para os consumidores que o varejo não cria impostos, só os repassa como determinado pela legislação”, diz Patriele.
No Rio Grande do Sul, mais de 10 municípios participarão do DLI, que tem organização estadual da CDL Jovem RS, vinculada à Federação Varejista do RS. Lojas, supermercados, postos, entre outros estabelecimentos, oferecerão um desconto de 33% em pelo menos um artigo, simbolizando o valor médio de tributos pagos sobre bens e serviços no Brasil. A lista de estabelecimentos participantes pode ser encontrada no site https://dialivredeimpostos.org.br . A expectativa é que mais de 100 mil estabelecimentos do DLI em todo o país.
Essa será a 19ª edição do Dia Livre sem Impostos, uma iniciativa que surgiu em Belo Horizonte e se espalhou por todo o país por meio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). De acordo com o “impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o pagamento de tributos municipais, estaduais e nacionais já havia gerado até o dia 26 deste mês mais de R$ 1,6 trilhão.