A noite de quarta-feira (5/3) foi marcada por momentos de intensa emoção por todos os presentes na sessão solene em homenagem a doceira Helena Pasetto Soprano. Na ocasião, Dona Helena, como é popularmente conhecida, recebeu o título de Mulher Cidadã, entregue pela Câmara Municipal de Vereadores. A indicação foi feita pela CDL Flores da Cunha pela relevância de Dona Helena nos de serviços prestados à comunidade e ao comércio local.
Durante a sessão solene foi assistido um vídeo em que Dona Helena conta a sua trajetória desde que chegou a Flores da Cunha e iniciou seu trabalho como cozinheira e doceira, o qual emocionou a todos. Além da entrega do certificado feito pela presidente da Câmara de Vereadores, Silvana De Carli, o presidente da CDL, Jásser Panizzon, também entregou à homenageada o troféu Ases do Comércio.
– Quando dizemos “nossa” Dona Helena é porque ela já foi acolhida pela comunidade. Quando decidimos pela indicação queríamos uma pessoa que com sua história representasse os valores que a CDL tem como pilar, o envolvimento comunitário e a força da entidade através do empreendedorismo, da coragem e dos anos de dedicação ao que faz. Ela não é apenas uma cozinheira, pois nas suas mãos os ingredientes se transformam em momentos inesquecíveis, em experiências e conexões”, afirmou Jásser.
O prefeito César Ulian agradeceu à CDL pela indicação e destacou a importância de homenagear as pessoas enquanto “ainda estão conosco. E que inspiração e trajetória Dona Helena tem. As suas tortas são um ícone de Flores da Cunha”.
Ao final da sessão, emocionada, Dona Helena agradeceu a todos “de todo o meu coração”.
Aos 87 anos, ela segue trabalhando no ramo da alimentação com muito amor e “capricho”, nas próprias palavras dela.
Créditos fotográficos: Nery Fotografias