Conheça os benefícios da Certificação Digital

17.12.2020

CDL de Flores da Cunha conta com profissionais capacitados para a realização do serviço

A busca constante pela praticidade e segurança tem feito cada vez mais parte da rotina das empresas e com o avanço da tecnologia os processos também mudaram. Foi pensando justamente na comodidade que surgiu o Certificado Digital, que nada mais é que um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas e jurídicas no meio virtual, funcionando, assim, como uma assinatura digital com validade jurídica.

E esse serviço é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha. Para emissão do certificado, a CDL florense conta com profissionais devidamente capacitadas e registradas. O atendimento é feito das 8h às 11h45min e das 13h15min às 18h, com Fabiane Motterle Susin e Pâmela Rissardi Lima. Inclusive, no mês de outubro, a CDL ocupou a 25ª posição no ranking nacional do SPC Brasil por quantidade de Certificados Digitais emitidos.

Mas, se você ainda não sabe os benefícios do Certificado Digital, neste artigo, nós te ajudamos a conhecer melhor essa ferramenta. Acompanhe.

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é obrigatório no Brasil e consiste num documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas, empresas e sistemas para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados com validade jurídica. Mesmo fazendo parte de muitas empresas desde 2001, o Certificado Digital somente se tornou popular nos últimos anos e facilitou a realização de operações virtuais e processos com o mínimo de burocracia e sem a necessidade de deslocamento, contribuindo por mais agilidade e economia.

Quais os benefícios?

Segurança jurídica

Quem dispõem de um Certificado Digital tem como vantagem a possibilidade de assinar documentos mantendo o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita. Além de economizar com o gasto de papéis, esse benefício garante, principalmente, para as instituições a autenticidade de todos os documentos eletrônicos que elas mantêm armazenados. Isso só é possível porque o Certificado Digital é uma tecnologia que contém dados importantes da pessoa física ou jurídica, uma chave pública que está diretamente ligada à chave privada do titular e à assinatura digital de uma Autoridade Certificadora de confiança.

Redução de custos

Com o Certificado Digital, algumas etapas como aquisição de papel, impressão, manuseio, autenticação, envio e armazenamento são excluídos do processo, o que garante uma grande redução de custos. Isso porque tudo pode ser feito de forma online.

Comodidade

Uma das grandes vantagens do Certificado Digital é a comodidade e a facilidade. Isso porque é possível assinar documentos de forma online e fechar negócios ou renová-los sem a necessidade de se deslocar até o contratado. Basta organizar uma reunião, que nesses tempos pode ser online, para discutir os assuntos e no momento de assinar será feito de forma digital.

Assinar documentos

Já foi dito que assinar documentos e autorizar transações com mais facilidade é a principal vantagem do Certificado Digital. Isso ocorre devido à tecnologia de criptografia que permite assinar qualquer tipo de documento, além de permitir transações sem medo de ocorrer alguma invalidade e com total segurança.

Declaração do IR

O Certificado Digital oferece uma vantagem para quem é empreendedor pessoa física, já que este pode fazer a declaração com o certificado digital. Por meio dessa ferramenta, é possível fazer o download dos arquivos correspondentes ao tributo para realizar ajustes ou incluir despesas e deduções. Além de poder acompanhar todo o processamento da negociação e corrigir dados caso necessário.

Agora que você já conhece as vantagens, se quiser obter mais informações ou tirar dúvidas, entre em contato conosco pelos telefones (54) 3292 2333 ou (54) 9.9172 0827 ou ainda pelo e-mail certificado@cdlfloresdacunha.com.br.